17.8.09

JUNHO 2009

APOSENTADORIA DA PAZ

E então, é assim que permanece o mundo.

As palavras que pediam paz se aposentaram. Cansaram de serem apenas ditas, escritas, cantadas, porém, nunca executadas como os verbos que são, exigindo ação.

Aposentou-se o espanto diante da violência. Tornaram-se bons amigos, e fizeram um trato de um não atrapalhar o outro, e já que a violência é mais forte, é melhor que o espanto se cale e se mostre frio e indiferente à chegada e à permanência da violência que o aflige.

Em compensação, a aflição entrou em evidencia e está cada vez mais em ascensão. É o que tem dado mais Ibope, e isso, porque nem se noticiam todas as aflições que ocorrem durante o dia...

Teríamos aflições para dar e vender por muitas e muitas gerações!

Irmão inteiro da aflição é o medo. Medo de ser assaltado, espancado, estrupado; medo presente a cada vez que colocamos os pés na rua, ou até dentro de casa. Medo, inclusive de pedir, de tentar por justiça. E falando nela, encontro dentro de mim mil duvidas que não posso nem pensar em procurar respostas. E isso é agonizante. Nesta agonia, só consigo pensar em Paz.

Só se pede paz, em tempos de guerra...tempo este que estamos vivendo em que a justiça se cala para nós, cidadãos, ficarmos assim, implorando por paz; implorando por justiça. Implorando aos gestos de cada pessoa, para não deixarem a violência ter mais voz e mais atitude do que o poder que demonstra de lutar; de guerrear sim, mas por um mundo de paz para as futuras gerações.

Boa Leitura!

Lauraine Santos.

EDUCAÇÃO

COMO EDUCAR COM SABEDORIA

Continuação

Que os alunos "pescam" é um fato. Os docentes não podem negar e simplesmente fazer vista grossa. Os professores, os mais rígidos, são as maiores vítimas da cola clandestina. Uma pesca bem tramada, utilizando recursos rudimentares ou os mais sofisticados no mundo eletrônico, ocorre principalmente nas escolas dos filhos das classes favorecidas.
Tenho tentado acabar com a cola, Venho observando há quase três décadas de magistério em escolas privadas e públicas, Mas, dentro desse mar de clandestinidade, consegui, nos últimos anos, reverter em cem por cento a cópia ilegal, na minha disciplina.
A façanha de eliminar a cola em sala de aula não me torna um herói, dá apenas sentido a uma educação em valores. É isso mesmo. Uma educação voltada aos valores revela, desde cedo, às crianças que, na vida, a competência cognitiva não é tão determinante na conquista de uma vaga no mercado de trabalho. As empresas desejam pessoas competentes, mas equilibradas emocionalmente, com posturas éticas nos conflitos e contradições no mundo do trabalho, que garantem não só a prosperidade mas a própria integração e solidariedade de seus funcionários.
Minha fórmula é simples: eu dou a nota. Isso mesmo. Oferto a nota como se pergunta a macaco se ele quer banana. A nota que o aluno quiser. Isso para mostrar, desde cedo, ao aluno que meu magistério não se confunde com prova formal, escrita, periódica. A prova, claro, é aplicada, mas não para dar nota, mas validade aos conhecimentos apreendidos pelo discentes e respaldar meu método de ensino. Ao contrário de se criar desordem na avaliação, cria-se uma cultura auto-avaliação a partir da consciência-de-si.
Na prática, isso tem mostrado grande resultado: o fim da tensão avaliativa. Os alunos não se sentem pressionados ou tensos para aprender e realizar nossas avaliações. As provas passam a ter um caráter eminentemente de aprendizagem. Enfatizo a necessidade de estabelecermos um acordo de convivência, em que não há lugar, na sala de aula, para a prática do ilegalismo.
Meu papel, no decorrer do processo de aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador de crime escolar, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de "pesca". Meu papel é o de educar, modificar comportamento do aluno, levá-lo adiante, fazer avançá-lo não só em aspectos quantitativos mas também em aspectos qualitativos, isto é, os valores e princípios maiores de um bom ensino.
Continua,

Tião Professor

TEOLOGIA

A QUE DEUS SERVIMOS

Mamon, mais do que muitos possam pensar é um deus que exige santificação, integridade e transparência para aqueles que lidam com ele: querem ver?

Quem se exige mais do caráter: do tesoureiro da igreja ou do líder da visitação?

Normalmente somos mais flexíveis com outros cargos que com o tesoureiro. Com ele nunca!

Jesus escolheu para tesouraria, Judas pois, sabia de suas falhas.

Pessoas dedicam-se mais a Mamon que a Jesus. Trabalha-se 14 ou 15 hs. para tirar o nosso sustento, mas quantas vezes 2 hs para Deus é muita coisa. Às vezes 30 m é muito. Quantas esposas e esposos se exasperam por seus companheiros demorarem um pouco mais na casa do Senhor.

Se alguém abre um negócio e trabalha domingo é tido como promissor e futuroso empreendedor, mas se tem dedicação a Obra do Senhor é visto como irresponsável. Vemos aqui que para Mamon tudo vale, mas para Deus há restrições.

É um deus que exige o melhor: para ele, executivos mais capazes e mais bem treinados na sociedade, para poder servi-lo. Mas se este alguém tão preparado vai ser pastor logo ficam abismados. Se alguém se preparar tanto para servir a Deus, causam escândalo.

Pensamento de Judas prevalece: é desperdício gastar tanto com Jesus.

Miss. Luiz Santos – Thm. Teologia – Igreja Cristã de R. Bonito

PSICANÁLISE

A “colonização do passado” pelo presente na teoria clínica atual da psicanálise

A investigação da interação entre transferência e contratransferência foi se tornando, pouco a pouco, o marco terapêutico central no desenvolvimento da técnica analítica. O material relativo à história de vida, que eventualmente surge na relação terapêutica, é incluído na percepção e formulação cada vez mais sutil dos microprocessos psíquicos, conforme estes se desenvolvem na dinâmica daquela relação. Já se sabia há muito tempo da necessidade de compreender as recordações dentro do contexto no qual elas surgem, mas agora se ressalta o fato de o aparecimento dessas recordações ser fortemente determinado pela dinâmica inconsciente em andamento na relação transferencial e contratransferencial. A análise de transtornos precoces já havia mostrado que um material autobiográfi co pode ser bastante distorcido e deformado por processos de cisão. No caso de uma falha na triangulação psíquica, geralmente falta também um espaço psíquico, condição necessária para uma fala interpretativa sobre recordações.
Foi na psicanálise britânica, especialmente dentro da escola kleiniana, que a ação terapêutica se transformou de maneira mais marcante em uma análise das relações objetais internas no aqui-e-agora da transferência-contratransferência. O paciente estabelece inconscientemente sua relação com o analista de forma a transferir seu mundo interno, como uma situação total, do passado ao presente. A formulação explícita é que o presente é uma função do passado, mas isto é entendido da seguinte maneira: o presente contém de forma mais ou menos completa o passado, que se atualiza no aqui-e-agora da relação analítica. Assim, do ponto de vista da técnica do tratamento, o passado perde todo sentido próprio ou individual. Com a interpretação do aqui-e-agora da situação analítica, o passado e o presente são interpretados simultaneamente e, de certa forma, se fundem. A volta ao passado histórico através de uma reconstrução passa a ser vista sob suspeita de um movimento defensivo. A utilidade de uma reconstrução limita-se, quando muito, a transmitir ao paciente um sentimento de continuidade própria e de individualidade (Joseph, 1985; Riesenberg Malcolm, 1988; Birksted-Breen, 2004).

Dra. Ângela Santos – Teologa., Psicanalista e Pedagoga

PSICOLOGIA

Continuação...

A vida não é apenas um aluguel de determinado corpo, conduta emocional, intelectual ou social; sendo que a coisa pitoresca da mesma é sempre nos fornecer determinadas sobras ou até migalhas para que possamos reconstruir algo de valor. Neste ponto se concentra o potencial criativo da humanidade, que infelizmente só é ativado perante a dor e sofrimento. Alguns pregam que isto é uma conseqüência dos milênios da era cristã; sofrer intensamente para galgar um patamar de regozijo. Embora não possa duvidar de tal evento, ainda penso que a responsabilidade de todo o quadro também é a falta de prática e ação para obtermos a satisfação. O percebimento de que somos os geradores do conflito é essencial. Nossa mente infelizmente quase sempre deseja o atrito, e a fatalidade é que não sabemos lidar com os opostos. Necessitamos de aprovação social, mas nos isolamos ou ficamos solitários. Desejamos um êxtase de prazer sexual ou companhia, mas hoje em dia descartamos qualquer tipo de compromisso. Falamos o tempo todo de motivação que é produzida pelo dinheiro ou posses, mas internamente nosso coração é puro cinza ou desesperança.

O fato é que a experiência afetiva está totalmente atrelada à segurança econômica; desejamos mais a cada dia racionalizando de que precisamos de uma vida mais confortável para nós e nossos filhos. Sem dúvida alguma, a falácia de que o dinheiro não é fundamental não ecoa em mais nenhum canto do planeta, mesmo que determinado fanatismo político ou religioso tente abafar tal verdade. O que é fundamental nos conscientizarmos é a derrocada do pessoal e íntimo, sendo que ambos há muito tempo são aspectos totalmente secundários da subjetividade e luta da humanidade por uma melhoria ou desenvolvimento. Relatei no início do estudo que a ansiedade foi um dos fatores determinantes de termos evoluído e saído das cavernas. Embora alguns vivam em casas ou apartamentos confortáveis, o medo e insegurança pouco se alteraram na psique humana, e todos sabem muito bem disso. Quando realmente acontecerá uma transformação pessoal do ser humano? Qualquer ciência seja exatas, biomédicas ou humanas algum dia nos mostrou como realmente enfrentar os desafios máximos da vida do tipo: morte, perda ou decepção? Até agora o panorama pode ser assim descrito: o dinheiro reina absoluto como um deus; e o que seria a descoberta do sentido da vida ou existência é puro medo, insegurança ou agonia. .

Continua na próxima edição.

DR. RICARDO ( PSICÓLOGO)

CURIOSIDADES

A VER NAVIOS
Dom Sebastião, jovem e querido rei de Portugal (séc XVI),
desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos.
Provavelmente morreu, mas seu corpo nunca foi encontrado.
Por isso o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca,
e era comum que pessoas subirem ao Alto de Santa Catarina,
em Lisboa, na esperança de ver o Rei regressando à Pátria.
Como ele não regressou, o povo ficava a ver navios.


SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira,
detalhes que conferiam status ao dono do imóvel.
Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura.
Estar sem eira nem beira significa que a pessoa é pobre
e não tem sustentáculo no raciocínio.

CURIOSIDADES SOBRE OS RECÉM-NASCIDOS DE ALGUMAS ESPÉCIES:

O filhote do boi recebe três diferentes nomes: vitelo, novilho ou bezerro.

Um elefante recém-nascido pesa cem quilos.

Os bebês de algumas baleias chegam a mamar quinhentos litros de leite num único dia.

Os filhotes do urso cinzento nascem com meio quilo. Em compensação, no período de um ano, atingem os noventa quilos. O ursinho polar nasce om sete quilos e chega aos 725 na fase adulta.

A girafinha já nasce com altura de jogador de basquete: até dois metros. As girafas não se deitam para dar à luz. Por isso, ao nascer, o nenê despenca de uma altura de dois metros e meio.

Por que ocorre o coma?
Quando um paciente está em coma significa que seu estado é de inconsciência – nenhuma estimulação é capaz de despertar o doente. O coma ocorre quando o córtex ( parte mais externa do cérebro) é afetado, a pessoa perde as atividades cerebrais superiores – como a consciência, capacidade de percepção e reatividade, mas conserva as funções autônomas, como a respiração e a circulação.

PROFISSÕES

Caros amigos, estamos mais uma vez juntos em mais uma edição do Nossa Gente RB. Como todos já sabem, esta sessão tem como objetivo ajudar a todos interessados em tirarem suas dúvidas sobre as profissões mais conhecidas do mundo globalizado. A profissão escolhida deste edição é:

QUÍMICA INDUSTRIAL.

A carreira

Nos últimos seis anos, o mercado de perfumaria e cosméticos quase triplicou no Brasil. De 1992 a 1997 surgiram 1250 empresas do ramo, espalhadas pelo país. O faturamento dessa indústria pulou de 1,7 bilhão de dólares em 1992 para 4,8 bilhões em 1998. "Nesse período, foram criados 10000 empregos, em todos os níveis", diz João Carlos Basílio da Silva, presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético. Um dos profissionais mais importantes nesse setor é, exatamente, o químico. Afinal, cabe a ele pesquisar a composição e as propriedades de transformação das substâncias.
"A vida é química", afirma o professor Walter Colli, da USP, em São Paulo. "Uma folha de alface é um laboratório químico, um mico-leão-dourado é um sistema químico organizado. "Ou seja, todo ser vivo só vive graças aos processos de combinação de elementos. "Por causa dessa abrangência, o universo do químico é muito vasto", diz o professor José Eduardo de Oliveira, da Unesp de Araraquara, em São Paulo. "Enquanto um profissional se dedica ao desenvolvimento de derivados do petróleo, outro pode estar atestando a autenticidade do quadro de um pintor."
Uma das funções desse profissional é zelar pela qualidade de vida da população. É o que faz Andréa Guaracho, que trabalha na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Andréa é uma das responsáveis pela água que chega á casa de 3,5 milhões de habitantes da zona leste da Grande São Paulo. "Faço a análise de amostras da água da região para garantir que ela esteja adequada ao consumo", conta.

Química industrial

O químico industrial, ou químico com atribuições tecnológicas, aplica princípios e métodos químicos aos processos industriais. Nas fábricas, ele tem um série de atividades. Além de desenvolver novos produtos, faz o controle de qualidade, elabora projetos de processamento, coordena a operação e a manutenção de equipamentos, além do tratamento dos resíduos industriais, para evitar danos ao meio ambiente.
Em virtude da atual tendência à redução de pessoal nas empresas, é comum que um mesmo profissional esteja envolvido não só com desenvolvimento e pesquisa, mas também com a comercialização do produto, da definição da embalagem à venda. "No nosso ramo, na hora de fazer negócio é mais fácil trabalhar com quem entende de química, porque a linguagem empregada é muito específica", diz Isaac Plachta, da Associação Brasileira da Indústria Química. Quem optar por essa profissão precisa saber que vai disputar vagas com os engenheiros químicos, que igualmente atuam na área.

O mercado

Além do setor de cosmético, o petroquímico é o que promete maior crescimento, principalmente na área de polímeros. A Associação Brasileira da Indústria Química prevê investimentos da ordem de 2,7 milhões de dólares nos próximos dois anos. "Há também boas perspectivas para as consultorias ambientais, que lidam com reciclagem de produtos e reaproveitamento de embalagens. Nela estão as melhores chances para os recém-formados montarem negócio próprio", diz o professor Atílio Vanin, da USP. A maior oferta de empregos está concentrada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Salário médio inicial: R$ 965,60
Em alta: Indústria de cosméticos

O curso

Os dois primeiros anos são ocupados por disciplinas básicas, como química orgânica, química inorgânica, físico-química e bioquímica. No terceiro ano, você vai optar entre a licenciatura e o bacharelado em química ou em química industrial. Nos laboratórios, aprenderá a manipular substâncias e equipamentos. O estágio é obrigatório. Duração média: quatro anos.

Matérias

- Desenho
- Fisco - Química
- Física
- Matemática
- Mineralogia
- Química Analítica
- Química Industrial
- Química Inorgânica
- Química Orgânica

Vinícius Roschy

ESPORTES

1º MEETING HAND RIBA DE HANDEBOL

Nos dias 27/06 e 11/07 será realizado no ginásio de esportes do Rio Bonito A.C. a partir das 9:00h o 1º Meeting Hand Riba de Handebol com a participação de equipes de handebol da cidade e região.

O evento realizado pelo Rio Bonito A.C. e organizado pelos Profs. Luiz Gustavo Machado e Everton Cândido será disputado nas categorias cadete (sub-16) e infantil (sub-14), masculino e feminino.

Visando o incentivo da prática do handebol em Rio Bonito e região o Meeting Hand Riba de Handebol é mais um competição da modalidade que entra no calendário de competições realizado pelo clube junto com o Desafio Hand Riba de Handebol e a Copa Hand Riba que vai para sua 4º edição em 2009.

A categoria cadete será disputada no próximo dia 27 e a infantil no dia 11/07, e já tem a participação confirmada de equipes de Rio Bonito, Itaboraí, Macaé, Paty dos Alferes e Rio de Janeiro.

Todos os praticantes e amantes do handebol estão convidados a participar dessa festa do esporte.

Vejo vocês na quadra ou na arquibancada.

Tchau!

Prof. Luiz Gustavo Machado

CHARADAS

  1. O que um prédio falou para o outro?
    R: Você tem um andar lindo!

  1. Onde é que deve ficar o ponto do ônibus?
    R: Em cima do "i".

  1. O que o cupim filho disse para o cupim pai?
    R: Me dá um cupim d'água?

  1. O que o micróbio filho com frio disse para o micróbio pai?
    R: Me cóbrio?

  1. Qual o país em que tudo se acabou?
    R: Fim-lândia(Finlândia)

  1. Por que a abelha morreu eletrocutada?
    R: Porque pousou em uma rosa choque.

  1. Porque a vaca foi para o espaço?
    R: Para se encontrar com o vácuo.

  1. Porque estrela não faz miau?
    R: Porque Astro-no-mia.

PARA RIR

A saga do Cotoco...

Cotoco era um menino muito, muito, mas muito triste, pois não tinha os dois
braços e as duas pernas . . .
Os amigos sempre tentavam levá-lo pra passear e se divertir.
Um dia o pessoal resolveu ir à praia.
- Já sei! Vamos levar o Cotoco - disse alguém . . .
- É isso! Vamos, Cotoco, a gente vai pra praia e vamos te levar com a gente.
- Não, de jeito nenhum! Vocês não vão se divertir se me levarem....
- O que é isso, Cotoco! A gente reveza e cuida de você.
De tanto insistirem o Cotoco resolveu ir, e chegando lá os amigos o colocaram bem na beirada da água, no rasinho e lá ele ficou se divertindo. Mas o pessoal se distraiu e ele foi ficando por lá.... De repente a maré começou a subir, subir e enquanto as ondas iam e vinham ele ia afundando,
afundando. Cotoco então começou a se desesperar....
- Socorro !!!!! !!!!!!! Socorro!!!!!!!!!! - gritava o Cotoco.
Foi aí que um cara, que já tinha tomado todas, o avistou de longe e correu para o resgate.
Heróico, o bêbado pegou Cotoco nos braços e começou a nadar vigorosamente.
E o Cotoco pensou:
- Ufa! Agora estou salvo. . .
Porém o bêbado estava indo pro lado errado e quando finalmente o "pé de cana estava com água na altura do peito, lançou Cotoco violentamente para o fundo da água e gritou:
- Vai, tartaruguinha. . . . . vai . . . .

(Fonte: Jornal Perestroika)

O POVO FALA

Rio Bonito só tem buraco! As ruas estão uma vergonha. A Bela Vista parece pista de skate, de tanto sobe e desce dos buracos, além dos quebra molas seguidos, não carro, nem paciência que agüente!

Paulo Roberto, 37 anos, motorista particular.

Nesta cidade, a saúde pública vai morrer por falta de assistência administrativa. Se a pessoa já está mal, acaba morrendo de desgosto, por saber que paga tantas taxas públicas e para ter sua saúde atendida, tem que se sacrificar em acordar de madrugada para conseguir um médico.

Luiz Carlos, 72 anos, aposentado.

Gostaria de agradecer aos funcionários RICARDO E JANAÍNA, da Loja CASA BONITA, pela educação e gentileza com que fui tratada na loja por estes dois funcionários que me deixaram até emocionada pelo atendimento cordial e gentil com que me trataram, a Loja está de parabéns, por ter no seu quadro de funcionários, empregados tão bons, parabéns vocês merecem todo o sucesso na vida.

Jane Abílio Ribeiro, dona de casa, 46 anos

DICAS DE SAÚDE

Renite alérgica

O que é rinite alérgica?
Rinite alérgica é o processo inflamatório alérgico da mucosa de revestimento das fossas nasais (tecido alvo na rinite).

Quais os principais sintomas ?

Obstrução nasal, espirros freqüentes, prurido nasal e coriza (secreção) clara abundante. Coceira na garganta e nas orelhas podem estar presentes, assim como alguns sintomas oculares associados: lacrimejamento, prurido, inchaço e vermelhidão nas pálpebras. Voz desnasalizada, diminuição do olfato, respiração oral, ronco noturno e mau rendimento físico e mental também podem aparecer. Não é rara a associação da rinite alérgica com outras manifestações alérgicas como asma brônquica, dermatites e conjuntivites alérgicas.

Quais os principais alérgenos ?
Os principais alérgenos inalantes são: poeira doméstica, ácaros, mofo, secreções e excreções animais, penas, plumas e pêlos de animais, pólens e poluentes. Alérgenos alimentares e medicamentosos também podem provocar os sintomas da rinite.

Nenhum comentário: