17.8.09

ABRIL DE 2009


Queridos leitores,

O mês de abril, independente de data exata, é quando comemoramos a Páscoa; conforme já foi exposto em outra ocasião, nossos colunistas têm como fé o Cristianismo, sendo assim, não poderíamos deixar passar esta data em branco.

A Páscoa tem origem no Antigo Testamento e significa “passagem”, pois Faraó não queria libertar o povo de Israel, que era escravo na terra do Egito, e a última praga enviada por Deus para tentar quebrantar e fazer Faraó libertar o povo foi a morte dos primogênitos. Para que o espírito de morte não atingisse o primogênito de cada família, o povo deveria sacrificar um cordeiro e pôr o seu sangue nos umbrais das portas. Faraó não temia ao Deus de Israel, não lhe ofereceu sacrifício algum e perdeu seu primogênito por não ter tido em sua porta o sangue do cordeiro simbolizando que ali havia temor ao Deus de Israel.Após este fato, Faraó libertou o povo, voltou a persegui-los, mas não prevaleceu sobre eles, o povo enfim, estava livre!!! Perseguidos, mas verdadeiramente livres das garras da escravidão.

No Novo Testamento, temos a representação da Páscoa completa. O Sangue de Cristo, o Cordeiro Santo e sem mácula sendo derramado pela libertação de seu povo, dessa vez, não uma libertação política e material, mas da libertação espiritual, onde se pode ter acesso direto a Deus através de Cristo... Não somente pelo povo de Israel, mas por todos os que nEle crêem e por Ele vivem. O cordeiro do Antigo Testamento foi sacrificado, demarcou as casas onde a morte não alcançaria, mas esse cordeiro permaneceu morto. E aí então entra a glória da páscoa de Cristo, que foi o Cordeiro, Filho unigênito de Deus, que morreu, derramou seu sangue para que tenhamos a vida eterna, que nos dá a vida eterna porque foi sem pecados e por isso RESSUSCITOU!!

A Páscoa é isso, é a passagem da escravidão para uma vida livre que nos foi concedida Quando Cristo ressuscitou, aceitar ou negar a libertação que o sangue de Cristo nos oferece é uma opção pessoal. Faraó esperou perder seu primogênito; Que você seja diferente e escolha ter sobre a sua vida o sangue do Cordeiro que morreu, mas ressuscitou para nossa libertação eterna!

Lauraine Santos.

EDUCAÇÃO

COMO EDUCAR COM SABEDORIA

A função da escola é primeiro e principalmente o treino moral, a construção do caráter e a retificação da conduta.

Vamos falar hoje, sobre a importância da auto avaliação do aluno, porque e como se avaliar. Na opinião de vários professores, a auto-avaliação do aluno favorece à educação em valores.
Quem não sentiu, no meio escolar, um friozinho na barriga no dia da avaliação de Matemática ou Língua Portuguesa, Ciências. Que escola é essa que apavora as pessoas no momento em que devem apresentar, com tranqüilidade e consciência-de-si, o que aprendeu no decorrer das aulas? À medida que levantamento a bandeira da escola inclusiva, nossa tarefa também será de avaliar e refletir os modelos de verificação de aprendizagem em sala de aula.
Nessas quase três décadas de magistério, chego à desconfiança de que o sistema de tirânico de atribuir notas e médias finais, concentrado no poder autocrático do professor, tem estimulado os desvios éticos na formação escolar. Quero dizer que quanto mais a escola for dura, rigorosa, mais esse clima hostil é reproduzido nos modelos de avaliação escolar e nas "estratégias de defesa" dos educandos.
A idéia central do meu artigo é mostrar, a urgente necessidade de novas posturas dos docentes para a reversão do fenômeno da cola, mais conhecida por "pesca", no processo de avaliação escolar.
Aos olhos da educação em valores, modelo anunciado como ideal para a sociedade informática, essa relação pode não ser assim tão próxima e inseparável, isto é, a atribuição de notas e médias finais não tem que obrigatoriamente estar inserida no processo de avaliação.
A Lei 9.394/96, a LDB, ou Lei Darcy Ribeiro, como ficou mais conhecida, acabou, a rigor, com o sistema rigoroso e tirânico de notas e médias finais no processo de avaliação escolar. Claro, a nota pode existir como referência de verificação de estudos.
A nota verifica, não avalia - Toda verificação é uma forma de avaliação, mas nem toda avaliação resulta da verificação. Aliás, mesmo a verificação, tão rotineira no meio escolar, é parte do processo de aprendizagem e, portanto, não deve ser confundida com o julgamento do ensino. Ninguém aprende para ser avaliado. Nós aprendemos para termos novas atitudes e valores no palco da vida. A avaliação, meio e nunca fim do processo de ensino, não deve se comprometer em ajuizar , mas reconhecer, no processo de ensino, a formação de atitudes e valores.
A educação em valores é uma realidade legislatória. A LDB, ao se referir à verificação do rendimento escolar, determina que nós docentes observemos os critérios de avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Aspectos não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes.
A avaliação contínua e cumulativa é um recado para todos professores que nenhuma avaliação deve se decidida no bimestre, trimestre ou semestre, mas deve resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. Ou seja, constatada no processo de avaliação a não retenção de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem.

Um Abraço

Tião Professor

TEOLOGIA

Miss. Luiz Santos

Que Senhor Servir?

Em Mt.6.24, via-se a preocupação de Jesus com o povo na adoração.
Sabia que os Filisteus adoravam a muitos deuses.
Os Moabitas adoravam a Moloque, Dagon, Baal e Astarote.
Mas os Filisteus oravam e adoravam a Mamon ? deus das riquezas.
E por trás daqueles deuses operavam demônios que trabalhavam as pessoas
para afastá-las do verdadeiro Deus.
Mamon mais que as riquezas, era forte concorrente ao próprio Deus,
atuando em coisas que só o verdadeiro Deus pode fazê-lo.
E isto preocupava Jesus, pois via nessa adoração a Mamon, um grande
perigo para o povo.
Em suas parábolas e pregações fala:
215 vezes de fé.
218 vezes de salvação e,
2084 vezes de finanças e dinheiro.
Será que Jesus veio para ser um financista, um investidor da bolsa de
valores, do mercado de capitais ou talvez um presidente de uma
multinacional?
Não! Sabia do perigo das riquezas, pois ela pode afastar o povo de
verdadeiro caminho.
Pessoas sentem-se seguras com dinheiro, mas não confiam em Deus, pois
não permitem ele trabalhar em suas vidas - só sentem segurança no que é
palpável, naquilo que podem ver.

PSICANÁLISE

Por Dra Angela Santos


3. A colonização do passado?6 pelo presente na teoria clínica atual da
psicanálise
Neste capítulo, pretendo acompanhar o destino da concepção da recordação
como fator curativo ao longo do desenvolvimento da teoria clínica. Para
tanto, devo me restringir a algumas posições principais da corrente
psicanalítica predominante, não me detendo em outros desenvolvimentos
paralelos a esse. O ponto central do trabalho analítico na psicologia do
ego, isto é, a recordação de acontecimentos históricos de vida, foi se
deslocando gradativamente em direção a um interesse mais acentuado na
reconstrução. De acordo com essa idéia, um acontecimento infantil
significativo psiquicamente e ligado a uma fantasia inconsciente gera um
padrão complexo e dinâmico que, ao longo do desenvolvimento, vai sendo
readaptado e alterado psiquicamente. Partindo do material provindo da
sessão analítica, a reconstrução procura apreender esse padrão bem como
as sucessivas sobreposições que ele sofreu, para acompanhar o seu
desenvolvimento retroativamente até alcançar o acontecimento original e
a fantasia inconsciente ligada a ele. A história real dos efeitos
produzidos por este complexo dinâmico é entendida aqui como uma história
causal. Nesse sentido, a recordação e a reconstrução acabam adquirindo
força comprobatória
terapêutica, na medida em que são colocadas em uma relação causal com os
efeitos psíquicos duradouros do acontecimento (Kris, 1956; Arlow, 1991;
Blum, 1994).
continua no próximo número

PSICOLOGIA

ESPAÇO DA PSICOLOGIA

Continuação.

A blindagem emocional novamente nos cobra um preço elevadíssimo, nos tornando áridos nos relacionamentos interpessoais; criando inclusive exigências irreais ou fantasiosas acerca de nossas amizades ou companheiros afetivos. Virou moda todos falarem que à medida que vamos envelhecendo nos tornamos mais exigentes do ponto de vista emotivo. A mentira deslavada em tal tese é a não dissecação de nosso sofrimento íntimo, assim como a total perda de uma ingenuidade que talvez fosse positiva no tocante a estar aberto às novas experiências. A loucura do “seguro”, ou busca infinita, nada mais é do que um projeto mental de pleno afastamento, medo e depressão, e racionalizamos a questão dizendo que não podemos nos contentar com qualquer coisa. Obviamente cabe a cada estipular um patamar de desejo ou sonho de sua necessidade pessoal, devendo diagnosticar o mais breve possível se determinado encontro ou relacionamento possui realmente um futuro. O problema é que o tédio será um juiz implacável mais cedo ou tarde da continuidade do contato, dizendo que a pessoa está apelando ou não usando plenamente seus recursos; sendo uma espécie de ambição eterna contida na alma da pessoa e que passa a sabotar a sobrevivência da relação. O tédio diz ainda de alguém que não teve êxito para jogar fora seu passado ou as vivências dolorosas. A diferença em relação à monotonia é que esta última é basicamente um padrão de comportamento ou rotina; o tédio é um fechamento quase que absoluto perante novas experiências. A finalidade inconsciente é forçar um acontecimento fantástico ou supremo que retire a pessoa do protesto diário contra um mundo que lhe causou imensa angústia. Não será fácil notar que tal crença é absolutamente ilusória, sendo que a conseqüência é o fracasso pessoal perante o desejo ou o próprio sonho; são as pessoas que “procuram para não encontrar”.

Dr. Ricardo

PROFISSÕES TURISMO

A carreira

Em expansão desde os anos 80, ela compreende hoje 52 setores econômicos, movimenta 45 bilhões de dólares por ano no Brasil e emprega 6 milhões de pessoas, direta e indiretamente. É uma espécie de símbolo do setor de serviços, cuja importância cresce no ritmo em que a tecnologia avança e elimina empregos na indústria.
Se você acha que trabalhar na área lhe proporcionará uma vida de turista, é melhor não embarcar nessa. "Muita gente pensa que vai passar o tempo todo viajando pelo mundo. Não é bem assim", diz o consultor gaúcho Carlos Augusto Alves. Seu trabalho será tornar as viagens dos clientes as melhores possíveis. Você cuidará de todas as etapas de uma viagem de negócios ou lazer, desde a emissão de passagens até a reserva de hotéis e o planejamento de roteiros. Quando for guia de uma excursão, ainda será o responsável pelo bem-estar dos participantes. Ou seja, terá de providenciar alimentação, hospedagem, transporte, lazer e até administrar problemas pessoais que comprometam o programa do grupo.
O bacharel em turismo atua em agências de viagem, hotéis, parques temáticos, shopping centers e em órgãos como o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Suas atividades vão desde a elaboração de um pacote para Miami até o planejamento da exploração turística sustentável de uma reserva ambiental na Amazônia. "É preciso estar preparando para tudo", avisa o professor Mario Beni, da USP, em São Paulo.

O mercado

Os 40 000 bacharéis em turismo que existem hoje no Brasil não têm do que se queixar. "A profissão está em seu melhor momento", diz Berenice de Albuquerque Tavares, presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTur). Estão em alta as áreas de planejamento turístico, eventos, consultoria turística, ecoturismo e turismo de aventura.
Salário médio inicial: R$ 800, 00.
Em alta: Planejamento turístico.

O curso

Boa parte das aulas é prática. Você vai aprender a organizar excursões e eventos, elaborar planos de viagem e emitir passagens. Mas isso não exclui a parte teórica. "O profissional deve ter bons conhecimentos gerais", diz Mario Beni. Entre as disciplinas básicas estão português, filosofia, sociologia, história geral e geografia. Duração média: quatro anos. Matérias


Estudos Brasileiros
- Geografia do Brasil
- História da Cultura
- História do Brasil
- Introdução à Administração
- Noções de Direito
- Planejamento e Organização de Turismo
- Sociologia


Vinícius Roschy

ESPORTES

Desafio Hand Riba de Handebol 2009

Aconteceu no último dia 04/04 (sábado) no Rio Bonito A.C. a conclusão do 1º Desafio Hand Riba de Handebol de 2009.
Depois da categoria ter entrado em quadra no sábado anterior dessa vez foi as equipe infantis do Rio Bonito A.C./Hand Riba jogarem pela 1º vez no ano.

A nota triste do evento foi a ausência da equipe feminina do Colégio Odete São Paio de São Gonçalo, pois o onibus que faria o transaldo até Rio Bonito "quebrou" na noite anterior.

Segue abaixo os resultados do Desafio Hand Riba de Handebol 2009

Infantil Masculino

1º Jogo

Rio Bonito A.C. 19 X 24 Colégio Jean Piaget (São Gonçalo)

2º Jogo

Colégio Jean Piaget 14 X 09 Colégio Odete São Paio (São Gonçalo)

3º Jogo

Rio Bonito A.C. 18 X 22 Seleção Colégio Odete São Paio e Jean Piaget

Infantil Feminino

Como a equipe do Colégio Odete São Paio não pode comparecer a equipe do Rio Bonito A.C./Hand Riba fez dois jogos apresentação entre as atletas da equipe.

1º Jogo

Azul 16 X 15 Coral

2º Jogo

Azul 19 X 19 Coral


Equipe Azul

Laísa, Letícia, Maria Paula, Luiza e Ana Beatriz

Equipe Coral

Amanda, Thaís, Beatriz, Gabrielle, Bárbara, Bruna e Natália

Esse foi o 1º evento do ano do Projeto Hand Riba (Escola de Handebol), que promete um 2009 bem movimentado incluindo participações em campeonatos estaduais.

Maiores informações pelo site: http://www.riobonitoatleticoclube.com.br/conteudo.asp?id=12

ou Tels: 21 27342130/21 88015971.

Organização: Profs: Luiz Gustavo da S. Machado e Everton Cândido

O POVO FALA

A taxa de iluminação pública é um roubo. A prefeitura está se dando bem. Na conta especifica que a taxa é da prefeitura.

Ivaltir Miranda, 62 anos, padeiro.

Rio Bonito virou cidade de rico, quando chove só pode sair de casa quem tem iate. Que vergonha!

Margarida Santos, 40 anos, costureira.

Cadê a Ampla no dia 14/03, após uma forte tempestade que deixou um fio de alta tensão no meio da rua no bairro da Mangueirinha durante várias horas.

Marli Charre, 55 anos, doméstica

Por que a polícia militar não fiscaliza a Av Sete de Maio aos finais de semana no horário noturno? É uma zona total!

Mário Pitanga, 42 anos, professor.

A quem compete fiscalizar essas motos de propagandas, com som altíssimo! Quando passam ninguém consegue falar ou ouvir nada.

Maria Luiza, 30 anos, balconista.

CURIOSIDADES

Porque está o focinho do coelho sempre a mexer?

O olfacto do coelho é muito apurado. Por isso o seu focinho está sempre a mexer farejando assim não só os seus alimentos, como também a aproximação de qualquer perigo que o ameace. Lembremo-nos que até nós, quando queremos sentir melhor os cheiros, também dilatamos as nossas narinas...

Você sabe que rainha teve o coração roubado por três séculos?
Foi a rainha inglesa Ana Bolena, esposa do rei Henrique VIII, que foi decapitada e teve o coração roubado logo após sua morte. O coração permaneceu escondido em uma igreja perto de Thetford, em Suffolk, na Inglaterra, durante três séculos. Em 1836, o coração foi descoberto e novamente enterrado na mesma cova.

Você sabe o que é um shogum?
Os shoguns foram os dirigentes do Japão de 1192 a 1867. Originalmente, eram chefes militares que exerciam o poder de fato no país, enquanto o imperador detinha apenas a soberania formal.

Quando surgiu a primeira universidade?
A primeira universidade surgiu em Bolonha, norte da Itália, no final do século XI. Era a época em que o ensino na cidade se tornou livre e independente das escolas religiosas. Pouco depois, no século XII, os franceses fundaram a Universidade de Paris e começaram a surgir na França mais estabelecimentos. No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, em 1808.

CHARADAS

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MULHER E O LEÃO?
    Resposta: A MULHER USA BATOM E O LEÃO RUGE.

  1. Qual a diferença entre um homem e o ET ?
    O ET telefona para casa

  1. Por que existe o machismo?
    Porque de ilusões também se vive

  1. Por que os homens tem a consciência limpa ?
    Porque nunca a usaram

  1. Como se chama uma mulher que sabe onde seu marido está todas as noites?
    Viúva

  1. Por que a loira fica feliz quando vê um relâmpago ?
    Porque acha que está sendo fotografada

  1. Como morre o neurônio de uma loira ?
    Sozinho

  1. Qual é o cúmulo da rebeldia?

Morar sozinho e fugir de casa.

PARA RIR

VANTAGENS DOS SEXAGENÁRIOS

As 24 vantagens adquiridas quando você passa dos 60:

01 - Os seqüestradores não se interessam mais por você.
02 - De um grupo de reféns, provavelmente será
um dos primeiros a ser libertado.
03 - As pessoas lhe telefonam às nove da manhã e perguntam: "te acordei?”.
04 - Ninguém mais o considera hipocondríaco.
05 - As coisas que você comprar agora não chegarão a ficar velhas.
06 - Você pode, numa boa, jantar às seis da tarde.
07 - Você pode viver sem sexo, mas não sem os óculos.
08 - Você curte ouvir histórias das cirurgias dos outros.
09 - Você discute apaixonadamente sobre planos de aposentadoria.
10 - Você dá uma festa e os vizinhos nem percebem.
11 - Você deixa de pensar nos limites de velocidade como um desafio.
12 - Você pára de tentar manter a barriga encolhida, não importa quem entre
na sala. (... continua na próxima edição...)

DICAS DE SAÚDE

O que é a seborréia?
A oleosidade vem do sebo, que é produzido por glândulas presentes na pele – as glândulas sebáceas. Quando essa produção é exagerada, surge a seborréia. A seborréia causa um brilho excessivo na pele, com dilatação dos poros e uma maior aspereza da pele ao toque.

Como é possível combater a oleosidade?
Além de limpar a pele e controlar a oleosidade com produtos específicos, as pessoas com pele oleosa devem evitar usar qualquer substância que poderá agravar ainda mais a situação, como cremes, maquiagem e protetores solares impróprios para seu tipo de pele. Elas devem buscar produtos específicos para pele oleosa ou com termos como "oil free" no rótulo; ou, ainda, em gel e loções não gordurosas, porque o uso incorreto de produtos pode levar à piora da oleosidade, à acne (com aparecimento de cravos e espinhas) e à maior formação de cistos.
O ideal é procurar um dermatologista para lhe orientar quanto ao uso desses produtos, pesquisar possíveis causas para a oleosidade e estabelecer uma rotina de higiene e tratamento da pele que diminua seu excesso.

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