17.8.09

ABRIL/ MAIO 2009

EDUCAÇÃO

COMO EDUCAR COM SABEDORIA

A rigor, a avaliação contínua e cumulativa é exatamente para nos convencer que uma nota não deriva de uma eventual prova mensal, bimestral ou semestral. A nota, quando existe, resulta de processo de aprendizagem, em que, a partir de um pacto de convivência entre professor e aluno, define-se a avaliação, satisfatória ou insatisfatória. A avaliação insatisfatória não significa reprovação com conotação de promoção ou decesso.
Na educação escolar, a fase da educação infantil é o período mais fértil para mostrar as crianças que a avaliação é apenas um acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Nos demais níveis escolares, inclusive a educação superior, a avaliação deve estar submetida aos objetivos de formação do cidadão, especialmente de levar o educando ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
É na educação básica que devemos reforçar que a cola resulta de atitude negativa, pode ser tornar viciosa, prejudicial à formação de valores. Não somos estimados, na vida, no mundo do trabalho, por notas, mas por merecimento.
A nota, no meio escolar, é um julgamento de aproveitamento de estudos, expresso em números; contudo, uma nota dez, por exemplo, não é garantia de uma qualidade virtuosa. A virtude, um dos fins da educação em valores é construída a partir do sentimento de dever e do devir e nada tem a ver com notas ou conceitos de rendimento escolar.
O modelo rígido de avaliação leva os educandos a colarem já na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Os alunos na educação infantil enxergam a cola como uma forma de mostrar aos familiares e mestres o rápido desenvolvimento. E somos nós, os adultos, os que mais exigem o desenvolvimento das crianças a qualquer preço, especialmente quando nos referimos à leitura e à escrita ortográfica.
No segundo momento, os alunos no ensino fundamental exercitam a cola como afirmação de maturidade, de afirmação pessoal: " Eu colo, eu passo". Já não tão diferente do que ocorrerá com os alunos no ensino médio se habituam a colar e quarta, e, finalmente, os alunos na educação superior aperfeiçoam a cola.
O quadro está simplificado, mas pensando em conseqüência, em resultado final, chegaríamos ao seguinte: os professores, desde a primeira fase da educação formal, entram em parafuso com essa constatação e mergulham no desvario pedagógico, sem que encontrem uma solução para essa problemática escolar.

Continua...

Tião Professor

TEOLOGIA

Todo servo deve agradar seu senhor, e no mundo hoje, mais precisamente no Brasil existe uma corrida desenfreada para conquistar o enriquecimento. Pessoas que têm sido regidas pela pergunta:- “o que vou ganhar ou perder com isto em termos financeiros?”

É claro que não existe problema no enriquecimento, mesmo porque precisamos do dinheiro para viver. O que questionamos é a forma de enriquecimento, e do valor que tem o dinheiro para cada um de nós.

Mas, vemos a evidência do reino de Mamon na vida das pessoas que vivem em função do dinheiro.

Ele sorrateiramente toma o lugar de Deus, e as pessoas o idolatram e o servem sem reservas.

O respeito pela vida humana é posto de lado, a dignidade colocada num patamar em que o lucro é o mais importante à partir do momento em que vendem seus interesses.

Jesus sempre se preocupou c seu povo, e o alertou para isto.

Mamon ele atua até os dias de hoje como verdadeiro deus de muitos. Querem ver?

Dá segurança e muitos conhecedores do poder de Deus não conseguem depender apenas d’Ele. Buscam soluções em algo que realmente seja palpável, deixando Deus em um segundo plano esquecendo-se do que Ele é capaz de fazer nas suas vidas.

Imaginem-se em Pequim: sem dinheiro, sem falar mandarim, sem conhecer ninguém, mas a tendo Deus como único socorro. BATE UMA ANGUSTIA!!!

Mas se voce tem um cartão de crédito sem limite, travellers chek. Tá tudo resolvido; contrata um interprete, aluga um carro com motorista, o melhor hotel e tá tudo safo. Teu deus é Mamon. Mas depender da providencia de Deus para muitos ainda se torna difícil, pois so conseguem entender aquele que os tornou escravo.

Miss. Luiz Santos - Thm Teologia - Igreja Cristã em Rio Bonito

PSICANÁLISE

A “colonização do passado pelo presente na teoria clínica atual da psicanálise
Por Drª Angela Santos


Essa concepção do efeito terapêutico da recordação e da reconstrução será profundamente abalada com o surgimento das psicologias das relações objetais mais recentes e a mudança para uma abordagem narrativa e construtivista. De acordo com uma compreensão baseada na narrativa, nunca entramos em contato com as verdadeiras recordações, mas somente com uma descrição destas feita pelo paciente. Logo, a verdade não é algo oculto a que podemos ter um acesso imediato, mas está sempre enlaçada na narrativa. A narrativa, por sua vez, somente alcança valor de verdade quando adquire plausibilidade para o paciente e quando fragmentos de vida, até então não relacionados à narrativa, passam a ter um sentido coerente (Spence, 1982). Na relação transferencial, antigas formas de experiência são praticamente incorporadas a um contexto de narrativa. Não existe aqui a possibilidade de um esclarecimento histórico a partir de um desvelamento do passado, ao contrário, esse desvelamento é tomado com um valor igual a uma destruição do presente. Para Roy Schafer (1983), a transferência não é uma máquina do tempo para voltar ao passado (Freeman, 1984), mas o resultado de um movimento necessariamente circular. Presente e passado constroem-se mutuamente – tal qual em um círculo hermenêutico, vemos o passado sempre a partir de uma pré-concepção do presente que, por sua vez, é impregnado pelo passado. Nessa concepção de memória, perde-se de vista a possibilidade de descobrir7 os acontecimentos reais. A verdade histórica é substituída pela verdade narrativa. Os limites dados pela realidade narrativa não podem ser ultrapassados e a referência a um mundo real permanece muda. O problema básico dessas concepções, tanto da narrativa quanto da construtivista, consiste no fato de que a relação com a realidade que existe por trás da narrativa permanece excluída ou é obscurecida.

(continua na prox. edição)

PSICOLOGIA

Continuação

O tédio é o atestado permanente da infelicidade íntima, e sua herança é uma espécie de hábito nocivo de mostrar para o maior número possível de pessoas sua condição de miserabilidade afetiva e social. Desejar a todo custo chamar à atenção para si própria e suas mazelas psíquicas pessoais é a prova máxima de uma pessoa neurotizada e mimada, que passa a ser improdutiva emocionalmente, apenas sugando as pessoas ao seu redor. A neurose se junta plenamente ao tédio e depressão, quando sua essência é uma espécie de vírus que deseja se alastrar, recusando permanecer no inconsciente pessoal de sofrimento. O narcisismo tão bem estudado na história da psicologia também é um produto manipulável pelo âmbito negativo como estava dizendo, pois a autocomiseração é uma rotina ou estratagema para quem almeja o poder de forma invertida. A queixa sempre é o narcisismo disfarçado, ou no sentido contrário. A neurose não é fruto apenas da ausência do prazer, mas da despotência perante o coletivo que a pessoa enxerga e inveja. Muitos não conseguem viver uma experiência de infelicidade ou insatisfação sem a tentação de a transportarem para o ambiente; então resumindo tudo, o “neurótico é sempre um invasor de outra alma”. Necessitamos de um ser humano que não sofra calado, mas também que não despeje sempre seu ranço pessoal nas relações sociais. Ou resgatamos um sentido de coletividade ou fatalmente seremos reféns de todo um psiquismo negativo que mutilou a amizade e companheirismo. Se todos os sentimentos citados não forem devidamente trabalhados, o selo da vingança será impresso na personalidade. O ódio é basicamente um descendente cativo de todo impedimento ou repressão de determinado afeto. Não se trata do fato óbvio de que jamais poderemos realizar tudo o que desejamos, mas o ódio surge exatamente pelo oposto, quando estávamos bem próximos ou pelo menos imaginávamos estar, em relação aos nossos sonhos e anseios. O desespero advém quando não mais podemos efetuar ou reparar algo. É um tipo de caldeirão composto por extensa culpa, repressão, timidez e indolência. É a absoluta falta histórica do tempo certo para resolvermos os conflitos. A única coisa positiva é a luta para tentarmos reaproveitar talvez o pouco ou o que nunca percebemos que sobrou após os traumas que sofremos. Para tudo há um limite, seja a infelicidade ou a própria crueldade dirigida contra a própria pessoa.

Continua...

Dr Ricardo.

PROFISSÕES

Caros amigos, estamos mais uma vez juntos em mais uma edição do Nossa
Gente Rb. Como todos já sabem, essa sessão tem como objetivo ajudar a
todos os interessados em tirarem suas dúvidas sobre as profissões mais
conhecidas do mundo globalizado. A profissão escolhida dessa edição é
:

• Geofísica



A carreira
Engana-se quem pensa que o Brasil - onde não existem vulcões nem
terremotos - repousa sobre bases geológicas tranqüilas. "O fato de
esses fenômenos não se manifestarem na superfície não significa que lá
embaixo tudo seja calmaria", diz o professor Marcelo Assumpção, da
USP, em São Paulo. Ao contrário, a atividade subterrânea de nosso
continente é grande. Assumpção, por exemplo, usa sismógrafos para
registrar vibrações subterrâneas em busca de plumas, nome técnico dos
jorros de material incandescente que sobem das profundezas e dão
origem a vulcões.
"Trabalhamos mais com matemática, cálculo e física do que com a
observação direta das rochas", explica Milton José Porsani,
coordenador do curso da UFBA, na Bahia. Basicamente, o geofísico
estuda a Terra de maneira indireta, medindo as forças físicas que
atuam no planeta. Com instrumentos, analisa os movimentos do solo e do
subsolo, a curvatura, o campo magnético e outras particularidades do
globo. Na geofísica aplicada, o especialista usa seus conhecimentos
para localizar jazidas minerais, canais de água e reservas de
petróleo. Além disso, ele avalia o impacto ambiental da construção de
grandes obras. "Até recentemente, as empresas contratavam geofísicos
para saber qual a extensão do dano que haviam causado à natureza",
conta Assumpção. "Agora somos chamados para evitar qualquer prejuízo
futuro."
O mercado
Em todo o país sobe a cotação dos geólogos especializados em elaborar
relatórios de impacto ambiental, seja para a construção de grandes
obras civis, seja para o planejamento de novos bairros e cidades. O
fim do monopólio na extração do petróleo e a entrada de investimentos
estrangeiros aumentam a oferta de emprego nesse setor, principalmente
no rio de Janeiro.
Salário médio inicial: R$ 1500, 00.
Em alta: Geologia ambiental
O curso
Só duas universidades oferecem este curso: a USP e a UFBA. O primeiro
tem maior tradição na formação de pesquisadores e o segundo, na de
profissionais voltados para o mercado. Mas os currículos são
semelhantes. Além das matérias básicas - matemática, física, química e
geologia -, você vai aprender disciplinas específicas de geofísica que
o ajudarão a conhecer a estrutura, os movimentos e as alterações do
globo terrestre. Entre as matérias profissionalizantes estão
prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Duração média:
quatro anos.
Vinícius Roschy

ESPORTES


JOGOS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE RIO BONITO - JEPAR 2009

Idealizado e organizado pela Associação de Profissionais de Educação Física em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer o JEPAR, como carinhosamente vem sendo chamado, veio para fazer parte de um processo de revitalização do desporto estudantil na cidade.
Rio Bonito sempre foi conhecida na região pelas grandes competições estudantis realizadas, mas na atual década os governantes esqueceram um pouco o valor do esporte na vida de nossas crianças e adolescentes.
O JEPAR 2009 será disputado por alunos e alunas da rede particular de ensino na categoria sub-13 e as modalidades em disputa serão: queimado, tênis de mesa, natação, basquete adapatado, handebol, atletismo, voleibol e futsal. Gentilmente o Colégio Rio Bonito cedeu o seu espaço, onde a maioria das competições serão feitas.

Segue abaixo o calendário completo dos jogos:

06/05 - 18:30h - Cerimônia de Abertura (Local: C.R.B.).

07/05 - 14:00h - Queimado Fem. e Masc. (Local: C.R.B.).

15/05 - 18:30h - Tênis de Mesa Fem. e Masc. ( Local: C.R.B.).

16/05 - 09:00h - Natação Fem. e Masc. (Local: E.C.F.).

29/05 - 18:30h - Basquete Adaptado Fem. e Masc. (Local: C.R.B.).

30/05 - 9:00h - Handebol Fem. e Masc. (Local: C.R.B.).

05/06 - 18:30h - Voleibol Masc. (Local: C.R.B.).

06/06 - 9:00h - Voleibol Fem. (Local: C.R.B.).

06/06 - 14:00h - Atletismo Fem. e Masc. (Local: Motorista F.C.)

20/06 - 9:00h - Futsal Fem. e Masc. (Local: C.R.B.)

20/06 - 17:00h - Cerimônia de Encerramento (Local: C.R.B.)


E o JEPAR 2009 já está à todo vapor. No último dia 06 de maio foi realizada a cerimônia de abertura no Colégio Rio Bonito que contou com mais de 200 pessoas.
Além do desfile das escolas particpantes: Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de S. Gens, Criar e Colégio Rio Bonito; cada escola apresentou uma manifestação artística como parte da exigência do regulamento. Também foi feito a eleição da Rainha do JEPAR 2009, título que ficou com a aluna Pâmela Gomes Flores do 7º ano do ensino fundamental do colégio cenecista.
No dia seguinte foi a vez do queimado entrar em quadra pra delírio dos atletas e torcida presente. A competição foi bem disputada com a equipe do Colégio Rio Bonito ganhando o troféu masculino e a equipe do C.C.Monsenhor de S. Gens levando no feminino.
A APEF-RB deseja fazer a competição esse ano também em categorias com idade mais elevada, mas isso só será possível com o sucesso da categoria mais nova. Portanto, é só levar sua torcida que o sucesso está garantido.

Vejo vocês no JEPAR 2009.

O POVO FALA

Queria reclamar dos carros de som q passam de madrugada na rua e nao nos deixam dormir, até quando vai acontecer isso? Obrigada

Eliane Ribeiro, por e-mail.

O Colégio Municipal está comemorando os 30 anos de sua criação e, em junho, teremos o I Seminário de Educação do Colégio Municipal - "Colégio Municipal 30 anos, a caminho do futuro: pensando e repensando a educação escolar". Teremos neste seminário: mesa-redonda, conferências, atividades culturais, oficinas etc.
Os palestrantes são todos doutores e pesquisadores da educação, virão do Rio, Minas e São Paulo! As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail ou telefone do colégio: cmriobonito@bol.com.br

Gelson Gomes, por e-mail.

Gostaria de reclamar da taxa de iluminação pública Municipal que é um roubo. Me cobram R$9,71 e nem luz na minha rua tem!Cadê a luz?

Carlos Pimentel, 32 anos, servente de pedreiro,

CURIOSIDADES

Quando surgiu a primeira universidade?
A primeira universidade surgiu em Bolonha, norte da Itália, no final do século XI. Era a época em que o ensino na cidade se tornou livre e independente das escolas religiosas. Pouco depois, no século XII, os franceses fundaram a Universidade de Paris e começaram a surgir na França mais estabelecimentos. No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, em 1808.

NÃO ENTENDO PATAVINAS
Os portugueses tinham enorme dificuldade em entender
o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova.
Daí que não entender patavina significa não entender nada.

DOURAR A PÍLULA
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas amargas em papel dourado
para melhorar o aspecto do remedinho.
A expressão dourar a pílula significa melhorar a aparência de algo ruim.

CHARADAS

  1. Porque a sala de aula parece com o mar? R: Os professores navegam, os alunos bóiam, as notas afundam.
  2. Como é que um Português mata uma minhoca?
    R: Enterra ela.
  3. O que vem escrito na sola do sapato do português?
    R: Este lado para baixo.
  4. Qual é a diferença entre uma lagoa e uma padaria?
    R: Na lagoa há sapinho, na padaria assa pão.
  5. Por que a galinha não bate no elefante?
    R: Porque ela tem "penas"
  6. Por que a frigideira vai ao psicólogo?
    R: Porque ela tem os seus confritos.
  7. Você sabe o que é um fuio?
    R: É um buiaco na paiede.
  8. O que é que um peixe faz na água?
    R: Nada!

PARA RIR

(Continuação da edição anterior: 24 COISAS QUE VANTAJOSAS A UM IDOSO...).

13 - Você cantarola junto com a música do elevador.
14 - A sua visão não vai piorar muito mais.
15 - O seu investimento em planos de saúde finalmente começa a valer a
pena.
16 - As suas articulações passam a ser mais confiáveis do que o serviço
de meteorologia.
17 - Seus segredos passam a estar bem guardados com seus amigos, porque
eles os esquecem.
18 - "Uma noite e tanto" significa que você não teve que se levantar para
fazer xixi.
19 - Sua mulher diz "vamos subir e fazer amor", e você responde: "escolha
uma coisa ou outra, não vou conseguir fazer as duas!".
20 - As rugas somem do seu rosto quando você está sem sutiã.
21- Você não quer nem saber aonde sua mulher vai, contanto que não tenha
que ir junto.
22 - Você é avisado para ir devagar pelo médico e não pelo policial.
23 - "Funcionou" significa que você hoje não precisa ingerir fibras.
24 - "Que sorte!" significa que você encontrou seu carro no estacionamento

DICAS DE SAÚDE

A Diabetes mellitus, mais conhecida apenas como diabete, é uma deficiência no metabolismo normal do açúcar, conseqüência da produção insuficiente de insulina. Se não for tratada, a doença pode trazer complicações graves e até fatais, como cegueira, derrame cerebral, impotência e problemas renais.
Alguns fatores de predisposição à diabete são histórico da doença na família, pouca atividade física e excesso de peso (obesidade). Os sintomas mais freqüentes são cansaço, muita sede, excesso de urina, aumento do apetite, perda de peso, mãos e pés adormecidos, feridas que não cicatrizam e visão turva.
Algumas atitudes que podem ajudar a prevenir o aparecimento da doença são: usar moderadamente o açúcar, manter o peso adequado, fazer exercícios regularmente e moderar o consumo de álcool. E, para quem é portador de diabete, recomendamos:
Comer devagar, mastigando bem os alimentos; consumir de 2 a 3 litros de água por dia; usar adoçantes artificiais. São proibidos: açúcar refinado e outros como mel, melaço e açúcar mascavo; ter horários regulares para as refeições; evitar o cigarro e bebidas alcoólicas; realizar atividades físicas regularmente; ingerir alimentos ricos em fibras (verduras, legumes, frutas e cereais integrais); reduzir o consumo de sal. O diagnóstico precoce é a melhor maneira de garantir uma boa convivência com a doença.

Nenhum comentário: