17.8.09

Janeiro de 2009

Editorial

Respeitável público,

2009 abre suas cortinas para mais um maravilhoso espetáculo da vida. O que esperamos é que todos encontrem seus assentos, suas vasilhas de pipoca e divirtam-se fabulosamente.

Mais do que sentar e assistir, desejamos que todos saibam aproveitar suas oportunidades, levantar de seus lugares e interagir, desempenhar seus papéis, fazer rir ou chorar, mas viver e fazer viver. Levar alegria é isso que faz vale viver.

O Boletim Informativo Nossa Gente RB entra neste novo ano com propostas já conhecidas, porém, em tudo, aprimoradas. Muitos são os planos, sonhos e projetos pensados para melhor atender a você, querido leitor.

A princípio, acredito que a nova regra do idioma português não seja seguida, já que somos veteranos nessa escrita e temos a maioria dos conceitos já formados em nossa mente.

No entanto, o possível e o impossível serão feitos para que não sejamos nós os responsáveis pelo assassinato da recente forma culta escrita que foi estabelecida no ano passado, 2008, aos poucos iremos absorvendo a nova regra.

Afinal, nossa principal proposta focaliza justamente o conhecimento e a cultura. Temos agora, além do blog, um perfil no Orkut, onde poderemos ali, expor idéias e conversar sobre assuntos tais quais as novas regras do idioma.

Leia e divirta-se! Aqui, e em 2009, você é quem comanda o espetáculo!

Lauraine Santos

Educação - Uma Educação Que Propicie A Autonomia

A escola com estruturas tradicionais, através de seus métodos autoritários, apesar das tentativas de mudança, estará cumprindo o papel de órgão ideológico e de conservação das estruturas sociais, por não contribuir de forma significativa para o desenvolvimento moral e intelectual de seus alunos, ao se restringir a transmissão de conteúdos e demonstrar insegurança na sua contribuição moral.

A educação que propomos como alternativa a tradicional é a que tem como prioridade o desenvolvimento pleno das crianças, respeitando os interesses dos alunos, estimulando a pesquisa e a criatividade. Neste sentido Piaget defende: uma “educação do pensamento, da razão e da própria lógica, é necessário e é condição primeira da educação da liberdade. Não é suficiente preencher a memória de conhecimentos úteis para se fazer homens livres: é preciso formar inteligências ativas” (PIAGET, 1998).

Não há desenvolvimento da autonomia num ambiente onde prevalece o autoritarismo do professor, em que os alunos vêem o professor como dono exclusivo do saber. Se esta afirmativa se faz verdade, a simples transmissão do saber será a prática na sala de aula.

Acreditamos que através de uma relação de respeito mútuo entre professor-aluno, a cooperação entre iguais e respeitando o aluno como sujeito construtor do seu conhecimento, poderemos contribuir para a formação de indivíduos autônomos.

As atividades devem ser feitas de forma cooperativa, os alunos trabalhando em grupo com a interferência provocativa do professor, assim tanto professor como aluno assumem a postura de pesquisador.

Portanto, o professor tem papel fundamental no desenvolvimento do aluno, pois ele deve acompanhar todas as etapas do projeto de cada criança, levantando questionamentos, mas nunca dando respostas certas. Dando sugestões, mas nunca assumindo postura autoritária, como se ele fosse o “detentor do saber”.

As regras ao serem criadas com a participação efetiva das crianças são fáceis de ser respeitadas, além de o fazerem com consciência. Podemos perceber isso pela seguinte citação:

Do ponto de vista moral, a cooperação leva não mais à simples obediência às regras impostas, sejam elas quais forem, mas a uma ética da solidariedade e da reciprocidade. Essa moral caracteriza-se, quanto à forma, pelo desabrochar do sentimento de um bem interior independente dos deveres externos, ou seja, por uma progressiva autonomia da consciência, prevalecendo sobre a heteronomia dos deveres primitivos (PIAGET: p.118).

Quando alguma das regaras são infringidas, deve-se julgar coerentemente, estabelecendo “sanções por reciprocidade”, pois o aluno deve ser levado a compreender suas faltas e perceber que deve corrigir sua conduta, deve ser ajudado a construir interiormente sua moral, para que não seja apenas coagido a seguir esta ou aquela forma de agir que outros determinam como certas. É necessário que ele possa se desenvolver, interagindo com o mundo e coordenando opiniões entre iguais.

Vivendo nesta esfera de reciprocidade, respeito mútuo e estimulo ao desenvolvimento intelectual os alunos atingirão o auto governo. Assim, “o self-government[1] [2][2][3] é um procedimento de educação social que atende, como todos os outros, a ensinar os indivíduos a sair de seu egocentrismo para colaborarem entre si e a se submeter a regras comuns” (PIAGET: p.119).

Considerando as contribuições de Piaget, podemos reconhecer algumas escolas que trabalham neste sentido, como a Escola da Vila em São Paulo e a Escola da Ponte em Portugal. Mas é nas experiências do educador e médico Janusz Korczak (1878-1942), que encontramos a educação democrática levada as últimas conseqüências, em seu orfanato para crianças pobres na Polônia.

Desejo a todos, um 2009 de muita PAZ, SAÚDE E AMOR.

Continua na próxima edição

Tião Professor

Teologia

ELIAS: O PROFETA - SUA DRAMÁTICA APARIÇÃO

Elias veio à cena, num período dos mais obscuros da triste história de Israel. Se abrirmos a Bíblia em I Rs: 17, não precisamos mais do que ler os capítulos precedentes, para descobrirmos o estado deplorável em que estava naquela época o povo de Deus.

Israel havia se afastado flagrante e dolorosamente do Deus de Abraão, e o que mais se opunha a ele era mostrado publicamente.

A nação escolhida por Deus, nunca havia caído tanto. Havia se passado cinqüenta e oito anos, desde que o reino fora dividido em dois, após a morte de Salomão.

Neste breve período de tempo, nada menos que sete reis reinaram sobre as dez tribos, todos eles, sem exceção, eram homens maus. É verdadeiramente doloroso trazer a memória suas tristes jornadas, e ainda mais trágico é ver como tem acontecido uma repetição das mesmas, na história da cristandade.

O primeiro destes sete reis era Jeroboão. Sobre ele lemos que fez os bezerros de ouro (1ª Rs 12 , 28 à 32). Sabemos que a apostasia começou com a corrupção do sacerdócio, permitindo fazer o serviço divino homens que nunca tiveram o chamado nem foram preparados pelo Senhor.

O rei seguinte, Nadabe, diz-se que: “fez o que é mal diante do Senhor, andando nos caminhos de seu pai, e em seus pecados que fez Israel pecar” (1ª Rs 15-26).

O seu sucessor foi Baasa que conspirou contra Nadabe. Veio então Elas, homem dado ao vício da bebida, que por sua vez também foi assassinado. Seu sucessor, Zimri, foi acusado de traição. Após ele, um aventureiro militar, chamado Onri do qual se diz: “fez o mal aos olhos do Senhor” e fez pior do que todos os outros que ali estiveram antes dele, pois andava em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nabate, e em seu pecado que fez Israel pecar, provando da ira de Deus. E o ciclo maligno foi completado com o filho de Onri, que foi o mais vil de todos que ali estiveram. Esta união de Acabe, com uma princesa pagã, trouxe com ela, como era de se esperar as mais terríveis conseqüências (não podemos pisotear a lei de Deus impunemente).

Com isto toda espécie de adoração a Deus, desapareceu em pequeno espaço de tempo, e em seu lugar, a mais grosseira e ignóbil idolatria surgiu de forma desenfreada. Se adoravam os bezerros de ouro em Dã e em Betel, foi então edificado um templo a Baal, em Samaria, e os bosques de Baal se multiplicavam, e seus sacerdotes assumiam o cargo por completo na vida religiosa de Israel. Declinava-se abertamente que Baal vivia e que o Deus de Israel havia deixado de existir.

Continua no próximo número.

Miss. Luiz Santos

Psicanálise

A teoria freudiana da memória e a função terapêutica da recordação

Parte II

Freud refere-se de forma bastante geral a “processos psíquicos” como, por exemplo, quando fala da birra em relação à autoridade dos pais, no caso de um de seus pacientes. É exatamente nesse ponto que reside para ele a verdade histórica de uma recordação, na recordação dos processos psíquicos e não somente em uma reprodução fiel da verdade dos fatos objetivos. Considera “uma vitória do tratamento, quando foi possível solucionar algo através de um trabalho de recordação, que o paciente queria remover pela ação.” (1914g, p. 133). Mas isso nem sempre acontece. Muitas vezes, aquilo que foi esquecido e recalcado, ao invés de ser reproduzido como recordação, é repetido como ação. A compulsão à repetição substitui o impulso para recordar, e a transferência é o lugar onde isso ocorre. A interpretação da transferência conduz ao “despertar das recordações, que surgirão sem maior esforço depois que as resistências tiverem sido superadas” (p. 135). Anos mais tarde, em “Construções em análise”, Freud tem uma atitude mais reservada com relação ao despertar de recordações. Malgrado ser “o desejo … obter um quadro confi ável e, em todos os aspectos importantes, completo dos anos esquecidos do paciente” (1937d, p. 44), em alguns casos será necessário contentar-se somente com as construções. Estas geram um “impulso do recalcado”, que “quer trazer traços de memória importantes para a consciência”, mas muitas vezes o processo estanca aí. Nesse caso, o processo de tornar-se consciente avança somente até o ponto em que “o paciente se veja convencido e seguro da veracidade da construção” (p. 53).

Como se pode constatar por esse resumo da teoria de memória de Freud, as recordações, para ele, são novos investimentos em traços de memória duradouros, compreendidos como cópias de processos psíquicos ocorridos no passado. Somente com a suspensão do recalque e um trabalho psíquico profundo dos conflitos é possível reproduzir o passado sem que seja necessária uma transcrição mediante um novo investimento no consciente (1920g, p. 24; 1923b, p. 247f).

(continua na próxima edição)

Dra.. Angela Santos

Psicologia

ANSIEDADE, DEPRESSÃO, TRISTEZA, INVEJA, AVAREZA, MEDO, TÉDIO, DESESPERO E DESILUSÃO. (OS PIORES DESEQUILÍBRIOS EMOCIONAIS E AFETIVOS)

Sem dúvida alguma, em nossa era permeada pelo stress em todos os níveis, fica difícil focar qual a pior praga psíquica que nos atinge. Parece que a cada dia nos acostumamos com todas. A ansiedade e medo de perdermos o péssimo emprego que temos; a tristeza e depressão em nosso dia a dia desprovido de sentido; ou nossa rotina de tédio como marca registrada de nossa existência. Faz sentido definir cada distúrbio citado, objetivando uma compreensão prática do sofrimento e dilema que carregamos em nosso cotidiano. A ansiedade é um fenômeno psicológico, químico e biológico, onde sua essência é um constante estado de espera, busca ou expectativa. Pode ser considerada positiva na questão básica humana da insatisfação ou procurar expandir os horizontes conhecidos; afinal de contas, a ansiedade foi à máxima responsável por termos saído das cavernas. No sentido negativo observamos todas as doenças ou sintomas psicossomáticos; além de constante irritabilidade e falta de concentração em determinada tarefa. Pode se diluir em todos os outros distúrbios citados, sendo que o alerta máximo de que a mesma se apoderou da pessoa é exatamente esta falta de distinção, ou dificuldade do diagnóstico. A ansiedade diz não apenas de uma insatisfação ou incompletude interna, mas, principalmente que a pessoa historicamente perdeu o genuíno foco do interesse pessoal para as pressões externas, sejam econômicas ou pessoais. É uma espécie de protesto silencioso e interminável do organismo contra uma mentalidade que apenas fugiu de seu profundo complexo de inferioridade, o compensando com ganhos econômicos ou vaidade pessoal.

A tristeza remete a um evento ou condição traumática real de angústia, sofrimento ou decepção que atingiu a pessoa, sendo um estado temporário; diferente da depressão que se torna uma espécie de meta de vida ou um “emprego mórbido” que a mente arrumou. A depressão visa aplacar qualquer novo distúrbio ou mudança justamente se utilizando de uma constante visão cinzenta acerca do futuro da pessoa ou das relações sociais. É o que ALFRED ADLER chamava de “arranjo psíquico”; um conjunto de ações ou idéias estereotipadas que tinham como meta colocar a pessoa não necessariamente num patamar de pena perante os outros, mas, principalmente forçar que o meio estivesse constantemente à disposição da mesma, provendo suas necessidades e carências. ADLER elaborou tal conceito em 1910, e se pensarmos no contemporâneo distúrbio da síndrome do pânico, não demorará em encaixarmos tal tese; sendo que o sujeito não consegue sair de casa sozinho e necessita de um constante seguro para tal finalidade ou outras ações pessoais.

ADLER embora não tenha cunhado o termo pânico, foi o primeiro a perceber que tal moléstia era uma intensificação da depressão ou medo que o sujeito acabava permitindo que adentrasse por completo o seu ser. Por tudo isso é que a medicação deve ser empregada com muito cuidado nos casos de depressão; sendo que a mesma é ineficaz na etiologia citada, pois a mensagem é uma total regressão a um período da vida onde era cuidado plenamente e não precisava se preocupar seja com a questão da sobrevivência ou competição. Não devemos narcotizar o medo sem a compreensão profunda do mesmo. ADLER também apontou que o depressivo se tornava um tímido; timidez não no sentido de se expressar ou vergonha de falar em público, mas de não conseguir compartilhar seus mais íntimos e verdadeiros sentimentos. O tímido e o depressivo temem constantemente o que chamou de “situação de prova”; fugindo dos encontros; testes para obtenção de emprego e coisas do gênero; adotando uma postura de completa ausência, o que os torna vitoriosos justamente por se evadirem de etapas de angústia ou sofrimento, porém, com um preço altíssimo a pagar por tal conduta.

Continuamos na próxima edição.

Curiosidades

1. Nariz e orelhas nunca param de crescer

O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.

2. Por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?

Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdome funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "faminto".

3. Sangue representa um décimo do peso do corpo humano

A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros a décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue correndo em suas artérias e veias.

4. Certos genes tornam as pessoas mais propensas a engordar

Os cientistas têm boas e más notícias para os barrigudos. Descobriram que certos genes tornam as pessoas mais propensas a engordar. A boa notícia termina aí. Mesmo com a desculpa da genética, para emagrecer só existe um método seguro: comer pouco e praticar exercícios.

Guia de profissões

Caros amigos, nesta primeira edição do Nossa Gente RB de 2009, escolhemos uma profissão muito curiosa para iniciar o ano com vocês . A profissão escolhida foi

  • Astronomia

A carreira

No universo dos astrônomos os brasileiros brilham como estrelas de primeira grandeza. O astro que lançou luz sobre nosso pedaço do planeta é Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, em São Paulo, que desvendou o segredo de Eta Carina. Até Damineli, ela era considerada a maior estrela existente. "Era um mistério: pelo brilho, parecia ter 150 vezes a massa do Sol, mas a teoria dizia que seu tamanho não poderia ultrapassar as 120 vezes", conta ele. "Desenvolvi uma técnica para observar o astro por meio da nuvem de poeira que o envolve e resolvi o problema que já tinha 150 anos: ali não há uma, mas duas estrelas."
"Em termos de qualidade de pesquisa e de número de trabalhos publicados, a astronomia brasileira cresceu 350% nos últimos quinze anos", avalia Lilia Arany Prado, chefe do departamento de astronomia da UFRJ, no Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a profissão passa por um período de euforia, graças ao avanço tecnológico. São fotos fantásticas que abrem novas perspectivas para o estudo da formação das galáxias.

O mercado

São poucas as ofertas de empregos. Em compensação, apenas quatro alunos se formam a cada ano, em média. Ainda que raras, existem vagas fora dos observatórios e institutos astronômicos. E, graças à crescente divulgação que tem sido dada à nossa área, devem aumentar os postos de trabalho em museus e planetários"
Salário médio inicial: R$ 2.223,00

O curso

O único bacharelado é o da UFRJ, que tem 65% das disciplinas nas áreas de física e matemática. No último ano, o aluno opta por uma das especializações: mecânica celeste, astrometria ou um tema específico dentro da astrofísica (estrelas, galáxias ou sistemas estelares). Em outras escolas, a formação na área é dada como curso de pós-graduação. Duração média: quatro anos.

Matérias

- Álgebra Linear
- Astrofísica
- Astronomia
- Astronomia Moderna
- Cálculo Integral, Numérico e Diferencial
- Computação
- Eletromagnetismo
- Física Clássica,Moderna e Experimental

Vinícius Roschy

Esportes



Rio Bonito A.C. é o 1º Campeão Municipal de Handebol.

Nos dias 07 e 14/12 foi disputado a 1º edição do campeonato municipal de handebol adulto em nossa cidade.
O evento que teve seus jogos realizados no Rio Bonito A.C. contou com a participação de 4 clubes tradicionais de Rio Bonito: AABB, Esperança F.C., E.C. Fluminense e Rio Bonito A.C.
No dia 07/12 foram disputadas a 1 e 2º rodadas com os seguintes jogos:

1º RODADA

1º Jogo: E.C. Fluminense 18 X 21 AABB

2º Jogo: Rio Bonito A.C. 21 X 12 Esperança F.C.

2º RODADA

4º Jogo: AABB 13 X 21 Rio Bonito A.C.

5º Jogo: E.C. Fluminense 20 X 23 Esperança F.C.

No dia 14/12 foi disputado a última rodada da fase de classificação e as finais com os jogos abaixo:

3º RODADA

1º Jogo: AABB 28 X 17 Esperança F.C.

2º Jogo: Rio Bonito A.C. 22 X 15 E.C. Fluminense

Disputa de 3º Lugar

Esperança F.C. 16 X 25 E.C. Fluminense

Final

Rio Bonito A.C. 26 X 19 AABB

A competição realizada pelo Rio Bonito A.C. e organizada pelos Profs. Luiz Gustavo Machado e Everton Candido teve como grande goleador o atleta do Esperança F.C., Rodrigo Pereira, com 25 gols em 4 jogos. O goleiro menos vazado foi Roney Gomes do Rio Bonito A.C. com 43 gols sofridos em 125 minutos jogados.

O Rio Bonito A.C. se sagrou como o 1º campeão municipal de handebol de Rio Bonito vencendo todas as partidas totalizando 90 gols feitos e 59 sofridos em 4 jogos disputados.

Parabéns não só ao Rio Bonito A.C. pelo título mas a todas que participaram e deram sua melhor contribuição para o sucesso do evento.

Um maravilhoso ano de 2009 a todos.

Prof. Luiz Gustavo da S. Machado
Cref-1: 009737-G/RJ

Charadas

1. Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
Resposta: a balança

2. Por que é que o boi sobe o morro?
Resposta: porque não pode passar por baixo

3. O que a banana falou para o tomate?
Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?

4. O que a areia da praia falou para o mar?
Resposta: deixa de onda...

5. Qual o pé que é mais rápido do mundo?
Resposta: O pé- de- vento!!!

6. Por que o computador foi preso?
Resposta: Porque ele executou um programa.

7. Em um aquário tem 10 peixes 5 morreram afogados.Quantos sobraram?
Resposta: Peixe não morre afogado

8. O que é que faz virar a cabeça de um homem?
Resposta: O Pescoço

9. Como se chama uma mulher que está na sala ?
Turista. Ela deveria estar na cozinha

10. Por que as mulheres trabalham menos que os homens ?
Porque elas fazem certo na primeira vez

Para rir

A professora pergunta para o Joãozinho:
-Diga três partes do corpo com a letra Z:
Ele responde:
-ZOIO,ZUVIDO,ZOREIA.
Aí a professora fala:
-Adivinha sua nota, também começa com Z.
Ele responde:
-Ah,deve ser um Zoito.

***

Há duas palavras que abrem muitas portas: Puxe e Empurre

***

O representante do censo pergunta ao caipira:
Quantos filhos o senhor tem?
Bão... as minina são seis...
os minino são quatro...
Então sua prole é grande?
Grande até que não, mas quebra o galho...

***

O vizinho chega
para mãe do Toninho e reclama:
- Quer fazer o favor de pedir
pro seu filho parar de me imitar!
E a mãe:
- Toninho quer parar de bancar o idiota?

***

Primeiro judeu:
"Minha mulher me pede dinheiro
todos os dias!"
Segundo judeu:
"O que ela faz com esse dinheiro?"
Primeiro judeu:
"Como é que eu vou saber?
Eu nunca dei."

O povo fala

Como comerciante há 7 anos nesta cidade, quero desejar um feliz 2009 cheio de paz e amor a todos!

Luiz Santos, 63 anos – Comerciante.

A Rua Sete de Maio está cada vez mais insuportável aos fins de semana, com a garotada toda impedindo a passagem de carros e de pedestres, parece um monte de favelados, dá até medo em quem é obrigado a passar por ali. Cadê a segurança pública?!

Antônio José, 55 anos – Funcionário Público.

O semáforo da Rua Bezerra Cavalcante, esquina com a Dr. Mattos realmente deixa muito a desejar...

Luiz Carlos, 40 anos – Motorista.

Quero denunciar a irresponsabilidade de pais que permitem menores de idade pilotar motos (menores que digo 12, 13, e até menos idade) inclusive acompanhando os filhos, ensinando, incentivando a desrespeitar as leis, os sinais de trânsito, e o respeito a moral! E depois se lamentam quando os filhos não respeitam nem mais a eles.

Estela Oliveira, 65 anos – Professora

Gostaria de agradecer publicamente a atenção, gentileza e educação, com que fui tratado no Laboratório Alcântara, no último dia 07/01, pois fui fazer um exame e fui muito bem atendido por: Jaqueline - recepcionista, José Antônio – técnico de laboratório e Hemerson – biólogo.

Jorge Sebastião, 50 anos - Professor

Dicas de saúde.

O que é a dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, contaminado após ter picado uma pessoa doente. Há basicamente dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminado pela primeira vez, o indivíduo contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

Como tratar a dengue?
Se a pessoa mora em uma região epidêmica ou se soube que pessoas na vizinhança contraíram a dengue, ela deve procurar um médico ou um posto de saúde para obtenção de orientação médica. O tratamento deve ser à base de repouso e de reposição de líquidos. Assim, a pessoa contaminada deve tomar muita água, sucos e ingerir frutas e verduras frescas. Para dor e febre, deve tomar um analgésico-antitérmico à base de paracetamol. Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico devem ser evitados, pois aumentam os riscos de sangramento.

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