10.10.09

OUTUBRO

Senhoras e senhores, mestres e doutores,

Lamento-me que as vossas penas sirvam apenas para sentenciar-me com injusta pena de morte.

Lamento-me que a pena de morte esteja sendo sentenciada de maneira irrevogável ao que é justo e verdadeiro, lamento que esta pena esteja sendo sentenciada a paz alheia e a silenciar o que não convém aos ditos poderes que seja falado.

No entanto, ainda que com grande pesar pela sentença de morta já decretada ao que é justo, uso minha pena, mesmo sem ser mestre ou doutora, e todo o meu vocábulo, em protesto contra a injustiça feita ao que é verdadeiramente justo. Além da pena, que minhas mãos habilidosamente manuseiam, levanto também a minha voz e compartilho o valor de minhas ideias, tentando, ainda que de maneira inútil, reverter esse injusto quadro social no qual estamos englobados.

Que todos respondam por si e pelas conseqüências de seus atos, e que, por mais que se tenha ciência de nossa pequenez diante da corrupção real existente, jamais nos deixemos corromper pelo comodismo de nem ao menos tentar mudar! Se não for pela sociedade num todo, que seja ao menos pelo bem dos nossos.

“Saber é poder”, saiba seus pontos fracos e fortes e siga sempre à frente, em busca do que é irrevogavelmente correto sem o risco de objeções.

Boa Leitura!

Lauraine Santos.

EDUCAÇÃO

Para encerrar a matéria que por erro de correção ficou incompleta na edição anterior...

Por conseguinte, toda mudança na dinâmica da prática educativa implica num processo avaliativo. Na perspectiva da ação comunicativa, a avaliação pressupõe um tipo de relação com o conhecimento, caracterizado; torna-se, também, uma oportunidade ímpar de buscar novos entendimentos e novas possibilidades para o processo de ensino e de aprendizagem, porque se tem clareza do que se pretende ensinar e que aprendizagens são, de fato, consolidadas.

Esses novos pressupostos relativos ao conhecimento e à educação indicam para uma concepção de avaliação que supera a idéia de uma "devolução" do aluno ao professor, ou seja, daquela lógica em que a condição da aprovação é o aluno se tornar um repetente. Nessa nova perspectiva, a avaliação se insere na dinâmica de uma aprendizagem entendida como construção do conhecimento, o que exige uma mudança de atitude tanto do professor como do aluno. O professor precisa superar a expectativa de ter na resposta do aluno o reflexo de sua própria aprendizagem. O aluno, por sua vez, deve sentir-se suficientemente encorajado para manifestar a sua aprendizagem da forma como conseguiu significá-la no contexto de suas referências e experiências. .

Um abraço, Tião Professor



TEOLOGIA

ARREPENDIMENTO

Depois de decorrido o primeiro ano, estamos agora buscando uma nova fase em nossa coluna. Sabemos que os artigos até agora publicados tem sido de grande valia como alimento espiritual para nossos leitores, mas creio que se passarmos a fazê-lo de uma forma sistemática, oferecendo noções básicas do Cristianismo obteremos um melhor entendimento da Palavra de Deus.

Para que isto possa acontecer, estaremos publicando artigos falando sobre Arrependimento, Fé em Deus, Batismo nas Águas, Salvação, Quebrantamento, usos e costumes e etc..

Hoje estaremos começando pelo princípio – ARREPENDIMENTO – que é necessário que seja sincero, para que possamos ter ingresso no Reino de Deus (At. 2: 38).

Não são poucos aqueles que acabam confundindo remorso, com arrependimento. Sentem pesar por terem feito uma prática de uma ação, sentindo uma tristeza de morte

(I Co 7. 10), e temos como exemplo Judas (Mt. 27: 3-5), e Esaú (Gn. 25: 27 – 34).

Há, entretanto uma tristeza diante de Deus, que conduz ao verdadeiro arrependimento, levando a Salvação em Cristo Jesus (II Co. 7: 9 – 10), tristeza esta que é indispensável para que tenhamos o arrependimento de nossos pecados.

Mas o que é Arrepender-se?

Arrepender-se, é tomarmos consciência do nosso estado pecaminoso, abandonando-o, confessando-o a Deus (PV. 28:13). É enfim, uma mudança total naquilo que o homem tem de mais forte na sua personalidade. É uma mudança de atitude com referencia ao pecado (Rm. 12: 1-2).

Continua na próxima edição.

Miss. Luiz Santos

Thm. Teologia



PSICANÁLISE

A “colonização do passado” pelo presente na teoria clínica atual da psicanálise


O ali-e-outrora não se resume nem ao aqui-e-agora nem às transformações da recordação através da dinâmica da situação atual. O passado continua tendo seu valor próprio e específico, apesar de todos os sentidos que lhe são atribuídos pelo presente. Ainda que a teoria de Freud a respeito dos traços de memória esteja obsoleta atualmente e que a comparação metafórica do trabalho do analista com o trabalho do arqueólogo seja rejeitada como inapropriada, a metáfora do traço apreende algo que provém de um conhecimento clínico. O “traço” dá àquilo que passou um momento de existência própria – algo que não foi mantido nas modernas teorias das transcrições e do construtivismo. De um lado, temos as promessas não realizadas de projetos de vida naufragados ou as mensagens duvidosas do outro (Laplanche, 1992) que dão valor hermenêutico ao passado, de outro lado, as recordações traumáticas podem exercer uma violência perturbadora e adentrar intrusivamente no contexto de vida atual, sem ter ligação com ele. O trauma é um factum brutum que, no momento da vivência, não consegue ser integrado em um contexto signifi cativo, pois a textura psíquica é rompida. Isto exige condições especiais para sua recordação e posterior integração na experiência de vida atual. Tratarei dessas questões a seguir, e gostaria de iniciar com alguns comentários sistemáticos sobre a compreensão moderna das recordações.

Dra. Angela Santos


PSICOLOGIA

Continuação...

A paranóia nada mais é do que o desperdício da energia vital e criativa, que é redirecionada para um labirinto de medo e horror constantes. Isto ocorre pela falta do estímulo histórico que citei. Como seria produtivo e importante se os pais negassem determinados presentes materiais supérfluos e os trocassem por um elogio ou reconhecimento da inteligência ou capacidade da criança, quando esta os demonstra pessoal e socialmente. Tanto a hipocrisia ou necessidade de bajulação no adulto, teve sua origem nesta carência de pontuar no período da infância sua importância na família sob todos os aspectos: afetivo, companheirismo e potência intelectual. O consumismo na infância reforça a mensagem de que a criança é subornada para não expor seus sentimentos ou opiniões, não dando mais trabalho para pais que já se encontram num stress pela sobrevivência ou dificuldade do dia a dia. Determinada afirmação é insofismável nos dias atuais, mas, mesmo assim, quase todos reproduzem dito comportamento sem nenhum raciocínio crítico. A preocupação é apenas com a herança material, mas mesmo que estas palavras sejam ignoradas, tenho o dever de lembrar a todos de que existe também um espólio afetivo e emocional, que muitos desconsideram pela vida toda. O modelo de tratamento dos distúrbios psíquicos, além do excesso da medicação, insiste numa visão mecanicista do modelo mental. Tanto a genética, quanto o ambiente social são colocados como fatores determinantes dos modelos comportamentais que geram as neuroses. Embora tenha dito que a neurose possui a função de alastrar seu horizonte pessoal, cabe compreendermos o funcionamento preciso dos distúrbios.

Continua no próximo.

Dr.; Ricardo

CURIOSIADES

ORIGEM DOS NOMES DOS ESTADOS DO BRASIL

Acre: vem de áquiri, touca de penas usada pelos índios munducurus

Alagoas: o nome é derivado dos numerosos lagos e rios que caracterizam o litoral alagoano.

Amazonas: nome de mulheres guerreiras que teriam sido vistas pelo espanhol Orellana ao desbravar o rio. Para Lokotsch, vem de amasuru, que significa águias retumbantes.

Bahia: o nome foi dado pelos descobridores em função de sua grande enseada.

Ceará: vem de siará, canto da jandaia, uma espécie de papagaio.

Espírito Santo: denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo

Goiás: do tupi, gwa ya, nome dos índios guaiás, gente semelhante, igual

Continua nas próximas edições...

PROFISSÕES

Olá, amigos do Nossa Gente RB.

Já recebi inúmerios pedidos sobre esta, profissão
que sem dúvida alguma, muitos jovens desejam seguir.
Acompanhe a nossa análise sobre:

Matemática
A carreira

Você já pensou em trabalhar resolvendo charadas? Para quem gosta, a matemática é a melhor profissão. É como passar a vida inteira brincando de resolver quebra-cabeça, diz o professor Francisco Polcino, da USP, em São Paulo. Isso vale tanto para o profissional que lida com matemática pura, que passa o dia fazendo cálculos e analisando estruturas lógicas, quanto para o especialista em matemática aplicada, que utiliza teorias e equações para solucionar problemas de áreas como transporte, indústria e telecomunicações.
Para o professor da USP Clodoaldo Gratta Ragazzo, trabalhar é uma diversão: seu passatempo predileto é aplicar equações para a solução de problemas de mecânica celeste e de hidrodinâmica. "Os modelos matemáticos simplificam a realidade, que muitas vezes é complexa demais, e facilitam sua compreensão", afirma Ragazzo. "Com eles, posso calcular a posição e a velocidade de cada planeta do sistema solar ou a força que a água, o vento e as correntes marinhas exercem sobre o casco e a estrutura de um navio no oceano.
Esse profissional também utiliza seus conhecimentos para aumentar o desempenho de indústrias. "Os modelos fazem o teste de produtos, simulando situações reais", explica o matemático paulista Luis Carlos Santos. "Às vezes, bastam um matemático e um computador para baixar os custos de uma empresa." À medida que os sistemas de produção vão ficando mais complexos, aumenta a dificuldade em prever resultados. Assim, os cálculos pedem um bagagem teórica cada vez maior. "Por isso, o mercado exige um profissional com bom conhecimento básico e capacidade de aprender rápido", diz Santos.

O mercado O campo que oferece mais emprego é o ensino fundamental e médio. Igualmente há ofertas para lecionar em faculdades. "São Paulo e Rio de Janeiro estão com o mercado um pouco saturado, mas ainda assim existem chances para profissionais bem qualificados e com título de doutor, principalmente nas universidades federais", diz o professor Renato Pedrosa, da Unicamp, em São Paulo. "As indústrias em geral e, em particular, a de informática também utilizam matemáticos para ajudar a otimizar os sistemas de produção.
Salário médio inicial: R$ 795, 53.
Em alta: Produção industrial. O curso

Quer você faça o bacharelado, quer a licenciatura, vai estudar álgebra, lógica, análise numérica e geometria nos dois primeiros anos. Do terceiro em diante, quem optar por licenciatura se profissionaliza por meio de disciplinas pedagógicas. Já os futuros bacharéis mergulham de vez em matemática pura (álgebra, lógica) ou em matemática aplicada (métodos de aplicação das teorias em áreas como física, química, biologia e economia). Duração média: quatro anos.

Matérias

- Álgebra
- Cálculo Diferencial e Integral
- Cálculo Numérico
- Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
- Física Geral
- Fundamentos de Matemática Elementar
- Geometria Analítica
- Matérias pedagógicas

Vinicius Roschy


ESPORTES

COPA HAND RIBA EM NOVEMBRO

Nos dias 14 e 15 de novembro a 4º edição da Copa Hand Riba vai movimentar mais uma vez a cidade de Rio Bonito.
A competição que vem se transformando em uma das competições de handebol mais disputada do estado com a participação de equipes de várias cidades do Rio de Janeiro, esse ano promete estar mais acirrada com a vinda de equipes de Minas e Espírito Santo.
Nesse ano,como no ano passado, as categorias em disputa serão juvenil (sub-18) e infantil (sub-14), masculino e feminino no ginásio de esportes do Rio Bonito A.C..

Até a presente data equipes de Rio Bonito, Seropédica, Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Vilha Velha -ES e Juiz de Fora-MG já confirmaram presença.

Restam poucas vagas e para garantir a da sua equipe basta enviar um e-mail para
copahandriba@gmail.com ou entrar em contato pelo tel.: 21 88015971

Copa Hand Riba 2009
Realização: Escola de Handebol Rio Bonito A.C./Hand Riba
Organização: Prof. Luiz Gustavo da S. Machado



CHARADAS

1. O que é um pontinho amarelo, rosa, azul, vermelho, preto no meio da grama?
R: As formigas Power-Ranges.

2. Qual é o mar que manda nos soldados?
R: O MARechal.

3. Qual é o mar que está fora da lei?
R: O MARginal.

4. Qual é o mar que causa admiração?
R: O MARavilha.

5. Qual a diferença entre ir ao circo e ir à um bar sozinha?
R: No circo os palhaços não vão falar com você

6. Por que a mulher se casa de branco?
R: Para combinar com a cozinha.

7. Qual a diferença entre um homem e uma manga verde?
R: A manga amadurece.

8. Como se escolhem os homens mais idiotas do mundo?
R: Aleatóriamente.



PARA RIR

Dia de prova na faculdade, 100 alunos na sala, professor chato, impaciente e louco pra ir embora.
- 10:00 em ponto a prova termina, e quem não entregar ate esta hora não entrega mais! - diz o professor.
As 10:08, um aluno corre com a prova na mão ate a mesa do professor que arrumava as coisas pra ir embora.
- Eu avisei que não aceitaria provas fora do horário!! Esqueça! O aluno com ar de autoritarismo perguntou:
- Você sabe com quem esta falando?
A resposta do professor tinha um certo sarcasmo.
- Não, não faço a menor idéia.
Empinando mais o nariz, o aluno tornou a repetir:
- Tem certeza disso?
- Absolutíssima!
O aluno levantou a imensa pilha de provas, enfiou a dele no meio, embaralhou, no meio das outras, e disse:
-Então descobre...


RECADOS DO CORAÇÃO

De: William S. Pessoa

Para Andréa

Obrigado pelo presente que você me deu, nossa filha Márcia. Te amo de coração. Beijos.

De: Fabrine

Para: Julia

Que o Senhor Jesus ilumine sempre os seus passos e obrigada por existir, ser minha amiga e meu tesouro! Mamãe ama demais você minha anjinha. Beijos, Mamãe.

De: Maxwel da vidraçaria

Para: Karolayne

“Quero mais que tudo, te amar sem limites, viver uma grende história.” Beijos do seu eterno namorado.

De: Vanessa

Mãe, obrigada por você existir e fazer parte da minha vida, você é a luz dos meus olhos, é o ar que eu respiro. Mãe, Ty Amoh!

De: Suelen Patrícia

Para Viviane

Sempre que você estiver triste lembre-se que há alguém no mundo feliz pelo simples fato de saber que você existe.

De: Vanessa

Sorriso desde a primeira vez em que te vi fiquei perdidamente apaixonada. E como as ondas do mar que nunca vão parar eu não vou desistir de tentar te provar meu amor. Você só precisa entender o quanto eu amo.

De:Marcella M.B. Maciel

Para: Euzimar M da Silva

Mãe, eu gosto muito de você e você é a minha vida e eu nunca me esquecerei de você meu docinho da filhinha. Te amo.



DICAS DE SAÚDE

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar dores de cabeça:

  • Uma alimentação correta é muito importante: não fique sem se alimentar por longos períodos, prefira verduras e frutas, evite o excesso de condimentos e faça refeições leves antes de dormir;
  • Tome muita água;
  • Evite álcool e refrigerantes;
  • Evite o cigarro;
  • Faça exercícios regularmente;
  • Procure dormir de acordo com suas necessidades;
  • Fique longe de fumaça ou perfumes fortes;
  • Evite estimulantes, como café, chá, chocolate e refrigerantes;
  • Evite tensões e causas de estresse.


Cantinho Animal

Veterinaria S.O.S Animal

Este mês vamos falar sobre a cinomose, vulgarmente conhecida como a doença
que cai os quartos e é uma doença desse período de frio.
Esta doença é uma moléstia viral que acomete os cães, causando uma maior mortalidade que qualquer outro vírus que infecta os cães. O meio de contaminação é pelo ar ou por gotículas infectantes das secreções corporais dos animas infectados. Sintomas
de animas com a cinomose seriam, febre, vômito, tosse, falta de apetite, temos também os sintomas neurológicos, que seria a perda da locomoção dos membros traseiros, por isso o apelido da doença (cai os quartos ).
É uma doença bem difícil de ser tratada, mas tem cura se for diagnosticada rapidamente.
O mais importante é a prevenção, então meus caros leitores, vamos vacinar seus cães, não vamos esperar a doença aparecer. Está dado o recado deste mês.

MICHAEL HUNSTOCK

Nenhum comentário: